Resenha: Storytelling com dados - Cole Nussbaumer Knaflic


No livro a escritora aborda de uma forma divertida e leve, pontos sobre como seria o desenvolvimento de visualizações de dados realmente eficientes, mostrando também visualizações não tão eficientes assim. 
Num geral, são abordados seis principais pontos sobre o tema (além de todas as informações valiosas sobre tipos de gráficos e estudos de caso):

• Entenda o contexto saiba quem é seu público e como o fará seguir os passos que deseja, use os artifícios necessários para afirmar seu argumento.
• Escolha o visual apropriado, escolha os gráficos da forma certa, o gráfico certo irá valorizar seus dados. 
• Elimine a saturação, menos é mais! Muitas cores, formas e informação em excesso podem confundir e até passar a mensagem errada. 
• Focalize a atenção para onde você deseja, utilizar de forma consciente as cores, tamanho das letras, negrito e inclusão de textos, podem trazer para o seu público um melhor entendimento da informação. 
• Pense como um designer, deixe apenas o necessário, elimine tudo que não fizer diferença, não complique, não permita que o público se perca com tantas coisas, torne seu gráfico numa experiência confortável. 
• Conte uma história, seus dados contam uma história, saiba utilizá-los da forma correta e o público irá ter a tomada de ação que você precisa.

Esse é um resumo das principais lições passadas por Cole no livro, porém, não apenas isso, este é um livro riquíssimo em conhecimento para quem analisa dados, independente de ser um profissional analista de dados ou parte do público consumidor de dados. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trilha estatística: Variância e desvio padrão

Trilha machine learning: Algoritmo de regressão linear