Análise de dados das vendas de um e-commerce

Uma empresa do tipo e-commerce realizou a captura dos dados do site utilizando Google Analytics para realizar análise do perfil dos seus visitantes. Para essa análise foram respondidas as seguintes questões:

  • Como são feitos os acessos ao site? (buscam no Google ou clicam nos anúncios do Instagram, por exemplo) 
  • Quanto tempo uma pessoa permanece no portal por dia do mês?
  • Qual a principal fonte de acesso? (Google, Facebook, Instagram...)
  • Qual sistema operacional mais usado para o acesso?
  • Qual o dispositivo mais usado para o acesso?
  • Qual faturamento por dia?
Todas essas perguntas podem ser respondidas pelo relatório abaixo, podendo ainda utilizar o filtro para exibir o resultado das perguntas para um País específico.


Neste dashboard vemos sete indicadores, da esquerda para a direita:
  • O primeiro, um gráfico de barras mostra a contagem dos meios de busca que levaram os visitantes até o site;
  • O segundo é um indicador do tipo ** e mostra a quantidade e acessos que chegaram por outras fontes, nesse caso a principal fonte de acesso é o Google;
  • O terceiro, um gráfico de barras horizontais, mostra o tipo de aparelho usado para o acesso, computadores ou dispositivos móveis;
  • O quarto, um gráfico de pizza, que mostra quais sistemas operacionais são usados pelos visitantes;
  • O quinto gráfico, um gráfico de linha, mostra a média de vistas por dia durante o mês, podemos ver que entre os dias 9 e 15 há um aumento relevante nas visitas; 
  • O sexto, é um indicador de performance , ele mostra qual o valor máximo de visitas recebidas como sendo uma meta a ser atingida, e a média de visitas recebidas normalmente, nesse caso podemos ver que o atual está longe do valor máximo já atingido;
  • O último, é um gráfico de linha que mostra o faturamento por dia, nele podemos ver um significativo aumento entre os dias 9 e 15, assim como as vistas, o que nos leva a crer que nesse período, boa parte dessas visitas fizeram alguma compra.

Esse relatório foi produzido durante o curso "Microsoft Power BI para data science versão 2.0" do Data Science Academy.

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